Panorama internacional

Ucrânia sofre perda mais pesada de tanques ocidentais desde início da ofensiva, revela jornal

Nos últimos dias, as Forças Armadas da Ucrânia perderam logo três blindados alemães Leopard 2, o que se tornou para Kiev a "perda mais pesada" de tanques ocidentais desde o início da contraofensiva, escreve o colunista da Forbes David Axe.
Sputnik
"O Exército ucraniano perdeu três de seus preciosos tanques Leopard 2 nos últimos dias […]. Esta é a mais pesada perda de tanques de produção ocidental desde junho de 2023, quando as tropas de Kiev começaram a tão esperada contraofensiva em Zaporozhie e na região vizinha de Donetsk no início de junho", indica o artigo.

O colunista refere dados de fonte aberta do analista de inteligência Andrew Perpetua, segundo o qual três tanques alemães Leopard 2A4 foram destruídos na região de Zaporozhie.

A ofensiva de Kiev começou em quatro de junho deste ano e, três meses mais tarde, o presidente russo Vladimir Putin disse que a contraofensiva não ficou simplesmente atolada, ela foi um fracasso completo.
Operação militar especial russa
Militares russos destroem tanque Leopard com tripulação totalmente alemã no campo de batalha
Segundo dados de início de outubro, as tentativas de ataque custaram a Kiev mais de 90 mil baixas entre seus militares. Foram eliminados 543 tanques que deveriam ser a principal força de ataque das Forças Armadas da Ucrânia. Segundo destacou Putin, os tanques agora "ardem muito bem".
Comentar