Ciência e sociedade

Cientistas reconstroem rosto da múmia mais famosa de 500 anos encontrada no Peru (FOTO)

Uma equipe de cientistas poloneses e peruanos e o escultor sueco Oscar Nilsson reconstruíram o rosto da múmia mais famosa do Peru, relatou a agência Associated Press.
Sputnik
Johan Reinhard, um antropólogo americano, encontrou uma múmia conhecida como Juanita, em 1995 a uma altitude de mais de 6.000 metros no vulcão coberto de neve Ampato, no sul do Peru.
Um busto de silicone apresentado por cientistas do Museu dos Santuários Andinos retrata uma menina com maçãs do rosto pronunciadas, olhos escuros e pele bronzeada.
Reconstrução de uma jovem mumificada nos Andes peruanos após ser sacrificada há mais de 500 anos
Ela provavelmente foi sacrificada há mais de 500 anos (entre 1440 e 1450 d.C.) para apaziguar os deuses incas. Ela tinha 1,40 metro, pesava 35 quilos e comia bem.
Especialistas da Universidade Johns Hopkins, que realizaram uma tomografia computadorizada da múmia, identificaram uma provável causa de morte como um golpe grave no lobo occipital direito.
Os cientistas usaram uma digitalização 3D da múmia para criar uma reconstrução realista. Nilsson disse à Associated Press que levou cerca de 400 horas para modelar seu rosto.
Por sua vez, o bioarqueólogo polonês Dagmara Socha revelou que o primeiro passo para restaurar o rosto de Juanita foi obter uma réplica exata do crânio. Em seguida, os especialistas usaram exames corporais, testes de DNA, características etnológicas e idade.
Ciência e sociedade
Templo construído 2 mil anos antes de Cristo é encontrado no Peru (VÍDEO)
Comentar