Panorama internacional

Erdogan sugere ao Parlamento da Turquia que ratifique adesão da Suécia à OTAN

O presidente da Turquia quer que o Parlamento do país ratifique a adesão da Suécia à aliança militar, processo que foi iniciado em maio de 2022.
Sputnik
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, propôs à Grande Assembleia Nacional da Turquia, o Parlamento do país, que ratifique o protocolo de adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), disse a administração presidencial à Sputnik.

"O protocolo sobre a adesão da Suécia à OTAN foi assinado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan em 23 de outubro de 2023 e submetido à Grande Assembleia Nacional da Turquia", contou.

O governo sueco espera que a ratificação da candidatura do país à OTAN pela Turquia ocorra "dentro de algumas semanas", informou no sábado (21) o jornal sueco Expressen, citando fontes. Anteriormente, Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, disse que Yasar Guler, ministro da Defesa Nacional turco, havia garantido aos membros da aliança, em uma reunião em Bruxelas, Bélgica, que Ancara estava cumprindo seu acordo de ratificar a adesão da Suécia.
Panorama internacional
Turquia 'não está com pressa' de ratificar adesão da Suécia à OTAN, aponta mídia
A Finlândia e a Suécia solicitaram a adesão à OTAN em maio de 2022, com os acontecimentos na Ucrânia como pano de fundo. Em 4 de abril, a Finlândia tornou-se o 31º Estado-membro da aliança militar.
Quanto ao pedido da Suécia, ele ainda não recebeu a aprovação final da Hungria e da Turquia. A Suécia, que também integra a União Europeia (UE), concordou, em conversas com Erdogan, em ajudar a impulsionar o processo de adesão da Turquia à UE em troca da ratificação do pedido. No entanto Stoltenberg disse que as questões da adesão da Suécia à OTAN e da Turquia à UE "não estão ligadas". Em agosto, ele expressou otimismo quanto à adesão da Suécia à aliança nos meses seguintes.
Comentar