Ciência e sociedade

Escultura de javali em tamanho real de 10 mil anos é descoberta na Turquia (FOTOS)

Arqueólogos na Turquia desenterraram várias estátuas antigas, incluindo uma escultura em tamanho real de um javali, em Gobekli Tepe, um sítio arqueológico neolítico de cerca de 12.000 anos, conhecido por sua arquitetura megalítica.
Sputnik
A primeira estátua de javali pintada em tamanho real feita de calcário foi recentemente desenterrada durante escavações na província de Sanliurfa, sudeste da Turquia. Na escultura ainda são visíveis restos de pigmentos vermelhos, brancos e pretos. Trata-se da primeira escultura pintada daquele período.
A estátua tem 1,35 m de comprimento, 0,7 m de altura e remonta ao período de 8.700 – 8.200 a.C. A língua do javali era pintada de vermelho, os pigmentos preto e branco coloriam outras partes do corpo.
Vestígios de tinta preta, branca e vermelha foram encontrados na superfície de uma estátua de javali, que é a primeira estátua feita de calcário na estrutura D de Gobekli Tepe.

"Vale ressaltar que, tal como todas as outras [estátuas] de animais encontradas aqui antes, o animal é representado em uma posição de ataque e sua agressão é enfatizada com os dentes. A diferença desta estátua é que ela é pintada. Sua língua e pele foram pintadas em suas cores originais. Isso torna esta peça de arte diferente", disse o professor Necmi Karul, chefe das escavações de Gobekli Tepe.

Gobekli Tepe é um sítio único por causa de sua rica coleção de representações artísticas, principalmente de animais.
Comentar