Operação militar especial russa

Ex-conselheiro do Pentágono revela o que aconteceu com instrutores da OTAN na Ucrânia

Tropas russas eliminaram instrutores da OTAN que estavam treinando soldados ucranianos na zona da operação militar especial, afirmou um ex-conselheiro sênior do Pentágono, o coronel Douglas Macgregor.
Sputnik
A afirmação foi dada em uma entrevista publicada no dia 9 desse mês e conduzida por Godfrey Bloom, um economista financeiro especialista independente britânico, autor, youtuber e ex-membro do Parlamento Europeu.
"Praticamente nada pode ser dito, nada pode acontecer, nenhuma ação pode ser tomada dentro das fronteiras da Ucrânia sem que os russos saibam, sem que os russos detectem. E se eles souberem e detectarem, também podem colocar como alvo. […] O que está acontecendo agora, o que aconteceu dentro das últimas 24 ou 48 horas na Ucrânia – cerca de 30 milhas [48 quilômetros] atrás das linhas de frente ucranianas – foi a destruição de um grupo de soldados ucranianos, algumas centenas deles, juntamente com instrutores da OTAN dos EUA e Reino Unido. Todos foram mortos em um ataque. Você não pode se mover naquele país sem ser detectado", disse o ex-oficial.
Segundo Macgregor, não se pode cruzar a fronteira ucraniana sem ser rastreado pela inteligência russa. O coronel também esclareceu que Kiev não tem meios de derrubar um sistema de vigilância tão sofisticado e multifacetado.
Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança russo, já havia enfatizado anteriormente que os instrutores britânicos das Forças Armadas da Ucrânia se tornariam um alvo legítimo para o Exército russo e seriam impiedosamente eliminados.
Operação militar especial russa
595º dia da operação militar especial nas fronteiras russas
Comentar