Panorama internacional

Erdogan faz duras críticas e alerta que presença americana provocará 'graves massacres' em Gaza

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan criticou a presença do porta-aviões USS Gerald R. Ford dos EUA no mar Mediterrâneo.
Sputnik
Ao mesmo tempo, Erdogan alertou para o fato de que a presença americana na região pode resultar em "graves massacres" contra os palestinos e destruir a Faixa de Gaza.

"O que faz um porta-aviões dos EUA em Israel? Começará a gerar graves massacres lá, atacando e destruindo Gaza", declarou Erdogan em uma coletiva de imprensa com o chanceler austríaco Karl Nehammer, em Ancara.

Erdogan também se manifestou contra o bloqueio total da Faixa de Gaza, qualificando a ação israelense como uma violação dos direitos humanos.
"Atualmente, não há fornecimento de água em Gaza. O que está acontecendo com os direitos humanos? Não há energia, e fornecimento. O que está acontecendo com os direitos humanos?", indagou.
Para o líder turco, a Declaração Universal dos Direitos Humanos deixa claro que os "direitos humanos não podem ser violados".

"Hospitais e locais de culto estão sendo brutalmente atacados, porém ninguém faz nada a respeito. Os EUA enviam seu porta-aviões a Israel. O que ele faz em Israel, o que vai fazer lá? Vai se apoderar de toda Gaza", declarou Erdogan.

Erdogan enfatizou que a presença americana "jogará mais lenha na fogueira contra civis e assentamentos civis, e não trará benefícios a ninguém".
Panorama internacional
Porta-aviões dos EUA chega ao Mediterrâneo com caças e destróieres para apoiar Israel (FOTOS)
Comentar