Panorama internacional

Mídia: Reino Unido e EUA pressionam UE para aceitar adesão de Kiev no bloco e garantir financiamento

O Reino Unido e os Estados Unidos estariam pressionando a União Europeia (UE) a se expandir para garantir financiamento adicional à Ucrânia, segundo fontes citadas pelo jornal The Telegraph.
Sputnik
Washington e Londres estão "investindo" na "dramática ampliação da UE para leste" em meio ao hesitante contra-ataque de Kiev, escreve a mídia.
A possível adesão de Kiev deu início a um debate acalorado sobre uma revisão significativa do orçamento e dos processos de tomada de decisão do bloco, segundo o artigo.
Em particular, de acordo com a fonte diplomática europeia da publicação, os Estados Unidos estariam profundamente envolvidos no debate depois que a ajuda à Ucrânia foi cortada por Washington. O The Telegraph escreve que as autoridades britânicas também expressaram apoio à adesão da Ucrânia.
Panorama internacional
Russofobia é critério para adesão à UE, diz MRE russo
Os líderes europeus concederam o status de candidato à Moldávia e à Ucrânia em uma cúpula em Bruxelas, no dia 23 de junho de 2022. As negociações sobre a adesão delas ao bloco devem começar assim que os dois países cumprirem uma série de condições estabelecidas no parecer da Comissão Europeia sobre o seu pedido de adesão ao bloco europeu, incluindo certas reformas políticas.
Comentar