Panorama internacional

Pilotos ucranianos podem ser afetados por paralisação do governo dos EUA, diz Pentágono

Segundo a vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, a possível suspensão das atividades do governo ameaça o treinamento de pilotos ucranianos nos EUA.
Sputnik
A iminente paralisação das atividades do governo dos Estados Unidos, por conta da falta de consenso sobre o orçamento no Congresso do país, ameaça o treinamento de pilotos militares ucranianos no país. A declaração foi dada pela vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, nesta quinta-feira (28).
Singh destacou que vários pilotos ucranianos começaram a aprender inglês como parte do treinamento em caças F-16, feito em conjunto com instrutores dos EUA.
"Com certeza pode haver consequências negativas para o treinamento [no caso de paralisação]", disse Singh, em coletiva.
Panorama internacional
Congressista dos EUA se recusa a financiar conflito na Ucrânia: 'Morte e destruição desnecessárias'
A paralisação, ou seja, a suspensão das atividades do governo dos EUA, poderá começar no dia 1º de outubro se o Congresso não concordar com um novo orçamento. Singh disse que, em tal situação, os militares continuarão a servir sem remuneração, mas a maioria dos agentes públicos civis deixará de trabalhar.

"O pessoal civil está envolvido na formação de pilotos ucranianos, incluindo o ensino de inglês. É disso que estamos falando agora", disse ela.

O Congresso dos EUA trabalha para aprovar a legislação sobre o financiamento governamental até o final deste mês, quando se encerra o ano fiscal. Caso não seja votada, as atividades da máquina estatal podem ser paralisadas por falta de recursos.
Um dos entraves no debate é incluir ou não na proposta de orçamento recursos adicionais à Ucrânia. Parlamentares americanos divergem sobre a ajuda a Kiev.
O principal motivo da divisão é a situação econômica do país. Atualmente a dívida pública dos EUA ultrapassa US$ 33 trilhões (R$ 166,1 trilhões). É primeira vez que se atinge essa marca.
Comentar