Panorama internacional

Governo dos EUA começa a se preparar para possível suspensão custosa em 8 dias, relata mídia

O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, começou a se preparar para uma possível suspensão do governo federal, que pode ocorrer se os legisladores não chegarem a um acordo sobre a extensão de seu financiamento até o final do mês, relatou o jornal The Washington Post citando suas fontes nesta sexta-feira (22).
Sputnik
Segundo dados do jornal, o Gabinete de Administração e Orçamento (OMB, na sigla em inglês) da Casa Branca recomendou que os executivos federais atualizassem seus planos de ação em caso de rescisão do financiamento, e também preparassem um rascunho de carta que poderiam usar para alertar a equipe para a situação.
De acordo com a publicação, após a suspensão do financiamento do governo, milhões de funcionários públicos e militares não receberão salários, e os programas federais – de inspeções da qualidade de alimentos a fundos de assistência infantil – serão interrompidos.
Ao mesmo tempo, alguns deles terão que ir trabalhar, mas receberão um salário somente depois que os legisladores aprovarem a extensão do financiamento.
Além disso, observa a publicação, alguns parques nacionais e museus podem fechar e aeroportos em todo o país sofrerão interrupções e atrasos.
No final de agosto, a Casa Branca pediu aos membros do Congresso que tomassem a iniciativa de uma extensão de curto prazo do financiamento do governo para evitar uma possível suspensão de algumas agências federais. Como o diretor da OMB, Shalanda Young, afirmou, a iniciativa dará aos legisladores tempo para chegar a um compromisso sobre questões orçamentárias.
Apesar de todos os problemas financeiros internos, os EUA continuam a alocar enormes fundos para a Ucrânia. Desde fevereiro de 2022, Kiev já recebeu de Washington mais de US$ 110 bilhões (cerca de R$ 533 bilhões).
Panorama internacional
Membros do Congresso dos EUA se opõem ao financiamento de 'conflito indefinido' na Ucrânia
Comentar