Panorama internacional

Rostec entrega à Força Aeroespacial da Rússia avião 'radar voador' A-50U modernizado

A corporação estatal Rostec entregou à Força Aeroespacial da Rússia avião modernizado A-50U de detecção de radar de longo alcance também conhecido como "radar voador", informou a assessoria de imprensa do consórcio.
Sputnik
"A holding Ruselectronics e a Corporação Conjunta de Construção de Aeronaves [que fazem parte da Rostec] entregaram às tropas mais um complexo de aviação modernizado de detecção de radar de longo alcance e orientação A-50U. A aeronave pode detectar novos tipos de aeronaves e é capaz de acompanhar simultaneamente uma quantidade maior de alvos e caças guiados do que a versão anterior [A-50]", revela a Rostec.
A corporação acrescentou que "o uso de equipamentos modernos reduziu o peso da aeronave e permitiu aumentar o alcance de voo e de tempo de permanência no ar durante a realização de missões de combate".
Operação militar especial russa
Meios de guerra eletrônica russos desativam eletrônicos em aviões ucranianos, revela fonte
A aeronave modernizada recebeu novos eletrônicos e monitores LCD grandes e foi melhorada a ergonomia do avião para reduzir a fadiga da tripulação. A-50U também foi equipado com um novo sistema aeronáutico e de navegação.

"Como resultado da modernização, a aeronave recebeu novos equipamentos técnicos que aumentam a rapidez e o alcance da detecção de alvos aéreos, terrestres e marítimos e a eficácia da oposição ao adversário", acrescentou a empresa.

O A-50U foi projetado para detecção e rastreamento de alvos aéreos, terrestres e marítimos, alertando antecipadamente os postos de comando automatizados das Forças Armadas. O avião também efetua o controle e apoio a caças e bombardeiros durante suas operações.
Por fim, além da sua capacidade de detectar, rastrear e monitorar alvos aéreos, terrestres e marítimos e emitir informações sobre os alvos, a aeronave também pode servir como posto de comando.
Comentar