Panorama internacional

Polônia culpa oligarcas ucranianos pelo escândalo em torno dos grãos

O conflito em torno da exportação de grãos entre a Polônia e a Ucrânia é causado pelos interesses dos oligarcas ucranianos, disse o ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Blaszczak, ao canal 1 da Rádio Polônia.
Sputnik
O ministro explicou que os oligarcas ucranianos deveriam vender os grãos nos mercados adequados e não no mercado polonês, porque isso é "uma ação em detrimento da Polônia".
"A disputa com a Ucrânia tem a ver com os interesses dos oligarcas ucranianos que gostariam de vender os grãos em território polonês. Nós, por outro lado, devemos proteger os interesses dos agricultores poloneses", disse Mariusz Blaszczak.
Nos últimos dias, as relações entre Kiev e Varsóvia se tornaram bastante tensas devido ao embargo polonês aos grãos ucranianos. Na semana passada, a Comissão Europeia decidiu não estender as restrições às importações de produtos agrícolas da Ucrânia impostas por cinco países da União Europeia que fazem fronteira com a Ucrânia, mas obrigou Kiev a tomar medidas para controlar as exportações. Depois disso, as autoridades da Eslováquia, Hungria e Polônia anunciaram a manutenção unilateral da proibição.
A Ucrânia reclamou para a Organização Mundial do Comércio e ameaçou impor um embargo aos produtos agrícolas da Polônia. Em resposta, Varsóvia prometeu ampliar a lista de produtos cuja importação da Ucrânia é proibida.
Panorama internacional
Disputa da Ucrânia sobre proibição de grãos pode levar à perda do apoio da UE, opina especialista
Comentar