Ciência e sociedade

Descobrem no norte da China antiga figura de dragão neolítico feita de conchas (FOTOS)

Arqueólogos desenterraram uma figura de dragão neolítico feita de conchas de mexilhão no sítio arqueológico de Caitaopo em Chifeng, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China.
Sputnik
O artefato foi meticulosamente elaborado pela cultura neolítica de Hongshan (4.700-2.900 a.C.) que é conhecida por produzir alguns dos primeiros exemplos de jade talhado, inclusive um dragão de jade em forma de C que se tornou emblemático da cultura de Hongshan.
Dragão feito de conchas de mexilhão é encontrado por arqueólogos no sítio arqueológico de Caitaopo em Chifeng
De cerca de 20 centímetros de comprimento, o dragão semelhante a um quebra-cabeça é composto por várias conchas de mexilhão que formam sua cabeça, corpo e cauda, de acordo com Hu Chunbo, chefe do projeto de escavação em Caitaopo.
Os itens desenterrados, que foram encontrados juntamente com os fragmentos de duas peças de cerâmica, são típicos da cultura Hongshan, escreve Global Times.
Este dragão de concha de mexilhão difere muito do dragão de jade em forma de C da referida cultura em termos de técnicas de entalho e estilo. É mais delicado e realista, e os dentes, cauda e outras partes do artefato são delicados.
Um ornamento em forma de dragão de 20 cm de comprimento feito de conchas de mexilhão foi recentemente desenterrado no sítio Caitaopo, Chifeng, norte da China, revelando a figura de um dragão do período inicial da cultura neolítica de Hongshan – a origem do simbólico do dragão de jade em forma de C.
O artefato é uma descoberta importante que preenche uma lacuna no conhecimento dos arqueólogos sobre o símbolo do dragão dentro da antiga cultura Hongshan, disse Song Jinshan, presidente do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia da Mongólia Interior.
Comentar