Ciência e sociedade

Sonda Chandrayaan-3 da Índia transmite primeiros dados da Lua

O rover indiano Pragyaan transmitiu os primeiros dados sobre a superfície da Lua, informou no domingo (27) a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês) na rede social X (Twitter).
Sputnik
O rover mediu pela primeira vez a temperatura no polo sul da Lua. A organização publicou um gráfico que mostra o aumento da temperatura à medida que um dispositivo do rover penetra no solo.

"Possui uma sonda de temperatura equipada com um mecanismo de penetração controlado capaz de atingir uma profundidade de 10 cm abaixo da superfície. A sonda está equipada com dez sensores de temperatura individuais", observa-se no comunicado.

De acordo com o gráfico, a temperatura da superfície pode chegar a 60 graus Celsius.
Um cientista sênior da Agência Espacial, falando ao Press Trust da Índia, expressou surpresa com o valor inesperadamente alto.
A sonda Chandrayaan-3 da Índia pousou com sucesso em 23 de agosto em uma área desafiadora do satélite natural da Terra, que tem atraído a atenção dos cientistas pela possibilidade de conter água. Assim, a Índia se torna o primeiro país no mundo a pousar com sucesso uma espaçonave no polo sul da Lua.
Comentar