Operação militar especial russa

Ocidente fornece à Ucrânia tanques Leopard obsoletos para manter modelos mais novos, relata mídia

Muitos países ocidentais tendem a fornecer à Ucrânia o ultrapassado tanque Leopard 1 para não gastar suas próprias reservas de modernos tanques Leopard 2, informa o jornal Financial Times.
Sputnik

"Muitas capitais [de países ocidentais] acreditam que é mais conveniente ceder os Leopard 1, muitas vezes desativados, do que as caras reservas de um tanque mais novo", escreve a mídia.

No entanto, o Leopard 1 tem uma blindagem fina que pode torná-lo vulnerável em planícies. Por sua vez, o Leopard 2 possui um "valor de combate maior", indica o chefe da unidade alemã da missão de treinamento da União Europeia, o tenente-general Andreas Marlow, citado pela mídia.

"A vantagem do Leopard 1A5 é que podemos entregá-lo em números de três dígitos até este ano ou no próximo ano", disse Marlow, acrescentando que "a quantidade também tem a sua importância".

Por sua vez, a Rússia enviou uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. O chanceler russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia.
Panorama internacional
Mídia: Ucrânia não deve usar tanques Leopard e Abrams por serem facilmente detectáveis no terreno
Comentar