Panorama internacional

Mídia: Elon Musk conta ao Pentágono que falou diretamente com Putin após conflito ucraniano começar

Segundo a The New Yorker, o CEO da SpaceX teria conversado em outubro com um alto funcionário do Pentágono sobre conversa com o presidente russo. Mais tarde, Musk negou ter tido a conversa.
Sputnik
Elon Musk disse aos funcionários do Pentágono durante uma ligação sobre a Starlink — Internet via satélite que a SpaceX fornece aos militares da Ucrânia — que ele havia falado pessoalmente com o presidente russo, Vladimir Putin, informou a The New Yorker.
O empresário ofereceu a informação durante uma conversa em outubro com a então principal autoridade política do Pentágono, Colin Kahl, sobre as forças ucranianas estarem perdendo a conexão com o serviço de sua empresa ao entrarem em território contestado pela Rússia, disse a revista na segunda-feira (22).
"Minha inferência foi que ele estava ficando nervoso porque o envolvimento da Starlink era cada vez mais visto na Rússia como um facilitador do esforço de guerra ucraniano e estava procurando uma maneira de aplacar as preocupações russas", disse Kahl à revista.
Musk e Kahl não quiseram comentar as alegações.
"Estamos cientes da cobertura e interesse nisso e o departamento contrata a Starlink para serviços desse tipo", disse o porta-voz do Departamento de Defesa, Jeff Jurgensen, em um e-mail à mídia. "Como também afirmamos, devido à natureza crítica desses sistemas – não divulgamos detalhes adicionais sobre capacidades, contratos ou parceiros específicos – neste momento."
Panorama internacional
Elon Musk diz que entrega de munições de fragmentação para a Ucrânia é 'hipocrisia'
Em outubro, o CEO da SpaceX negou ter falado com Putin. Em uma postagem no Twitter, a plataforma de mídia social recém renomeada como X, o bilionário escreveu que havia falado com o presidente russo apenas uma vez, cerca de 18 meses antes, sobre o espaço.
A polêmica trouxe de volta a postagem de Musk, quando ele descreveu o que seria seu "plano para a paz" elogiado pelo Kremlin e criticado pelo presidente ucraniano, Vladimir Zelensky. Logo depois, as tropas ucranianas relataram interrupções no Starlink e Musk ameaçou parar de financiar o acesso da Ucrânia ao serviço.
A SpaceX solicitou brevemente que os EUA e seus aliados pagassem mais da conta do Starlink na Ucrânia, apenas para Musk reverter sua posição e prometer continuar financiando a iniciativa. Em junho, o Departamento de Defesa anunciou um contrato com a empresa de capital fechado.
Comentar