Panorama internacional

Secretário da Marinha dos EUA: exercícios multinacionais na Austrália demonstram união à China

Carlos Del Toro, secretário da Marinha dos EUA, participou do evento de abertura das manobras Talisman Sabre com o ministro da Defesa da Austrália, com ambos os países integrando os exercícios.
Sputnik
O exercício militar multinacional na Austrália envia uma mensagem à China de que os aliados dos EUA estão cooperando para defender sua segurança e valores democráticos, disse na sexta-feira (22) Carlos Del Toro, secretário da Marinha dos EUA.
Del Toro e Richard Marles, ministro da Defesa da Austrália, sublinharam durante o lançamento das manobras conjuntas de duas semanas Talisman Sabre que as plataformas militares terrestres, marítimas e aéreas estão se tornando mais complicadas e que os aliados devem realizar exercícios em conjunto para operar como uma única força.

"A mensagem mais importante que a China pode tirar desse exercício e de qualquer coisa que nossos aliados e parceiros façam juntos é que estamos extremamente unidos pelos valores fundamentais que existem entre nossas muitas nações", disse Del Toro aos jornalistas, citado na sexta-feira (22) pela agência norte-americana Associated Press.

"Estamos preparados para operar juntos em defesa de nossos interesses de segurança nacional e em defesa dos valores fundamentais que todos nós compartilhamos", acrescentou.
EUA comissionam 1º navio de guerra da Marinha em porto estrangeiro, diz mídia
Enquanto isso, Marles disse que durante os exercícios mais de 800 veículos militares cruzarão uma única doca móvel que será implantada na cidade costeira de Bowen, no estado australiano de Queensland.
"Será o maior exercício logístico que veremos entre a Austrália e os Estados Unidos na Austrália desde a Segunda Guerra Mundial", sublinhou o também vice-premiê do país oceânico.
Del Toro e Marles se mostraram igualmente otimistas sobre o progresso do acordo de segurança trilateral AUKUS entre Washington, Londres e Camberra, segundo o qual os Estados Unidos e o Reino Unido fornecerão à Austrália uma frota de submarinos equipados com tecnologia nuclear americana.
O Talisman Sabre começou em 2005 como um exercício bienal conjunto entre os EUA e a Austrália, e este ano foi ampliado para 13 países e mais de 30.000 militares, explica a AP.
Comentar