Panorama internacional

Embaixador russo: nível de provocação dos EUA supera a escala e aproxima a guerra mundial

O embaixador russo nos EUA, Anatoly Antonov, comentou as entregas de munições de fragmentação à Ucrânia, dizendo que o nível de provocações de Washington "ultrapassa a escala" e aproxima a humanidade de uma nova guerra mundial.
Sputnik
"Com insistência digna de uma melhor aplicação, Washington continua a 'elevar as apostas' no conflito. Ninguém tinha dúvidas do profundo envolvimento dos EUA no confronto na Ucrânia mesmo sem as munições de fragmentação. Contudo, o atual nível de provocações americanas está realmente superando a escala, aproximando a humanidade de uma nova guerra mundial", disse Antonov aos jornalistas.
O diplomata russo expressou confiança de que o envio de armas ocidentais à Ucrânia não terá impacto na realização dos objetivos da operação militar especial.
"As munições de fragmentação são um gesto de desespero. Tal medida fala da tomada de consciência dos EUA e seus satélites de sua impotência. No entanto, aqui não querem reconhecer seus próprios fracassos e o fracasso das tentativas das Forças Armadas da Ucrânia de conduzir uma ofensiva contra as regiões russas. É por isso que eles estão cometendo novas loucuras", disse Antonov.
"Impressionam a crueldade e o cinismo com que Washington abordou a questão da transferência de armas letais a Kiev. […] Agora, por culpa dos EUA, por muitos anos haverá o risco de civis inocentes explodirem em submunições não detonadas", acrescentou o embaixador.
Panorama internacional
EUA anunciam envio de munições cluster à Ucrânia; Rússia rebate e diz que resposta será 'muito dura'
Os Estados Unidos divulgaram nesta sexta-feira (7) um novo pacote de assistência militar para a Ucrânia, o qual inclui munições cluster, também conhecidas como bombas de fragmentação, anunciou o Departamento de Defesa.
Comentar