Ciência e sociedade

China desenvolve 1º sistema operacional de código aberto

O país asiático teria criado um sistema operacional de código aberto para computadores, que poderia ser usado em uma ampla gama de diferentes serviços.
Sputnik
A China lançou na quarta-feira (7) seu primeiro sistema operacional de código aberto para computadores, chamado openKylin 1.0, relatou o jornal chinês China Daily.
O lançamento do openKylin 1.0 ajudará a reforçar a iteração e a atualização do sistema operacional doméstico, cita o China Daily.
Ele também garantirá a segurança em campos importantes, como assuntos governamentais, finanças, comunicações, energia e transporte, e fornecerá serviços de software básicos confiáveis para a cadeia industrial de TI do país, diz.
Funcionários trabalhando em uma loja com logotipos de fabricantes de smartphones, incluindo Apple, Huawei, Oppo, Vivo e Samsung, no mercado de eletrônicos Huaqiangbei, em Shenzhen, China, 12 de julho de 2022
O openKylin 1.0 foi desenvolvido por um grupo de empresas chinesas lideradas pela China Electronics Corp (CEC), o maior grupo estatal de empresas de informações eletrônicas do país. Outros participantes incluem a Equipe de Resposta a Emergências Cibernéticas de Sistemas de Controle Industrial da China, a Kylinsec Technology e mais de dez outras empresas de software.
Atualmente, o setor de sistemas operacionais de software da China, como em grande parte do mundo, é dominado por marcas como Microsoft Windows, Google Android e Apple Mac OS. O sistema openKylin pode ser aplicado em alguns dispositivos de hardware, incluindo computadores e smartphones. A plataforma openKylin foi revelada pela primeira vez em 2022.
Comentar