Poder de 'tanque voador' russo em missões de ataque é enaltecido por mídia americana

O portal americano 19FortyFive enalteceu o poder do "tanque voador" russo Su-25, afirmando que a aeronave é compacta, leve e veloz.
Sputnik
De acordo com o portal, a aeronave Su-25, desenvolvida nos anos 1960 para as forças soviéticas, é fortemente blindada, o que justifica a denominação de "tanque voador".
A aeronave, que pesa 10.740 quilos, pode atingir uma velocidade máxima de 950 quilômetros por hora, tem um raio de combate de 375 quilômetros e um alcance total máximo de 7.500 quilômetros.
A mídia também destaca que a aeronave russa possui uma rolagem de decolagem e pouso de 750 metros e 600 metros, respectivamente, tendo um peso máximo de decolagem de 17.600 quilos.
Outro fator ressaltado pela mídia americana é a capacidade do jato russo de conduzir operações de combate e missões de ataque a baixas altitudes.
O jato russo teve muitas modificações: versão de exportação Su-25K, versão de treinamento Su-25UB e a versão Su-25T antitanque com bombas de guiamento térmico pesadas especializadas em mísseis de alta precisão ar-terra Kh-25ML.
Além disso, a mídia ressalta que essas aeronaves podem infligir danos sérios a unidades terrestres em conflitos armados de diferentes escalas.
O Su-25 (Frogfoot, na classificação da OTAN) começou a ser produzido em série em 1981, preenchendo a lacuna de aviões de apoio aéreo. A aeronave monolugar fortemente blindada se distinguia por ser relativamente fácil de operar. O jato base tinha aviônicos padronizados e meios de proteção contra alguns mísseis das classes ar-ar e terra-ar.
Panorama internacional
Poderoso armamento torna caça russo Su-57 'capaz de tudo', diz mídia americana
Comentar