Ciência e sociedade

Desenterram na Sérvia necrópole romana com artefatos únicos e aqueduto (FOTOS)

Em uma pesquisa arqueológica no centro histórico de Belgrado, na Sérvia, cientistas desenterraram uma necrópole da era romana e uma longa seção de aqueduto romano. Foram encontrados 14 túmulos que datam dos séculos III e IV d.C., revelando uma variedade de estilos de enterramento e objetos funerários significativos.
Sputnik
Dois dos túmulos são retangulares e feitos de tijolos e têm tetos arqueados. Outros dois são caixões de tijolos. Quatro são sarcófagos de pedra que eram apenas acessíveis a pessoas muito ricas. Um túmulo era feito de outras lápides recicladas de tumbas mais antigas. escreve LiveScience.
Um fragmento de uma lápide com inscrição identifica-a como um marco funerário de um soldado romano que morreu aos 46 anos depois de servir 30 anos nas legiões. As tumbas foram saqueadas na antiguidade, mas os saqueadores não levaram tudo completamente.
Escavações de necrópole romana no centro histórico de Belgrado na Sérvia

Um fragmento de um colar de ouro com uma pedra verde semipreciosa foi encontrado sob os ossos de um falecido dentro de um dos sarcófagos de pedra. Merece destaque um artefato particularmente especial devido à sua fragilidade e material único. Trata-se de um pino de cabelo feito de vidro iridescente e em excelente estado. Pinos de cabelo eram geralmente feitos de metal ou osso. Este exemplar de vidro é o único de seu tipo já encontrado em Belgrado.

A área escavada era a parte sudeste da antiga cidade de Singidunum, um assentamento fundado pelo povo celta Scordisci no século III a.C.
Escavações de necrópole romana no centro histórico de Belgrado na Sérvia
Ressalta-se que antes de se descobrir os túmulos romanos foi encontrado um trecho de aqueduto. A presença de uma necrópole na área era conhecida, mas um aqueduto completo de 60 metros com tubos de chumbo originais foi um achado inesperado. Os arqueólogos acreditam que era um ramo posterior, construído no século III ou IV, do aqueduto principal construído por Vespasiano no século I d.C.
Comentar