Panorama internacional

Taipé relata passagem de 11 aviões da China perto do estreito de Taiwan

O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan relatou na sexta-feira (30) uma incursão de aviões e navios perto do território autogovernado.
Sputnik
Um total de 11 aviões militares chinesas foi detectado como tendo cruzando a linha mediana do estreito de Taiwan na manhã de sexta-feira (30), comunicou o Ministério da Defesa Nacional taiwanês.
Assim, cita o agência taiwanesa CNA, por volta das 08h00, horário local (21h00, horário de Brasília), 24 aeronaves do Exército de Libertação Popular (ELP) da China foram vistas perto de Taiwan, e 11 delas cruzaram a linha de fronteira não oficial entre Taiwan e a China.
As 24 aeronaves do ELP incluíam caças J-11, J-10 e J-16, além de Su-30 e bombardeiros H-6, detalhou o ministério.
Taiwan promete atacar militares chineses se as forças do ELP entrarem na zona de 22 km
Em resposta, segundo o ministério, Taipé enviou aviões para monitorar as aeronaves chinesas, emitiu avisos por rádio, mobilizou patrulhas aéreas e navais de combate, e implantou sistemas de mísseis antiaéreos.
Além disso, cinco navios chineses teriam sido detectados perto de Taiwan na sexta-feira (30), apesar de o ministério não fornecer detalhes sobre a localização ou o movimento dos navios.
O evento vem após o anúncio feito pelo governo dos EUA no dia anterior, de que aprovou a venda de US$ 440 milhões (R$ 2,11 bilhões) em armas e peças de reposição para Taiwan.
Comentar