Ciência e sociedade

Sul-coreanos ficam rejuvenescidos com nova contagem de idade entrando em vigor

Após a introdução de uma lei que cancelou o modo tradicional de contar a idade na Coreia do Sul, os sul-coreanos "rejuvenescidos" enfrentam dificuldades em vários aspetos do cotidiano que foram afetados por esta decisão, segundo a Reuters.
Sputnik

"Os sul-coreanos ficaram um ou dois anos mais jovens na quarta-feira [28], com a entrada em vigor de novas leis que exigem o uso apenas do método internacional de contagem de idade, substituindo o método tradicional do país", escreve o artigo.

De acordo com o sistema de idade habitualmente usado na vida cotidiana dos sul-coreanos, considera-se que as pessoas têm um ano de idade ao nascer e um ano é acrescentado a cada 1º de janeiro.
Panorama internacional
Comunidade pesqueira do Japão se opõe a plano do governo de vazar água contaminada de Fukushima
Desde o início da década de 1960, o país tem usado a norma internacional de calcular a partir do zero no nascimento e acrescentar um ano a cada aniversário para documentos médicos e legais. Mas muitos sul-coreanos continuaram a usar o método tradicional para tudo o resto.
Em dezembro de 2022, a Coreia do Sul aprovou uma lei para eliminar o método tradicional e adotar totalmente o padrão internacional.
"Esperamos que as disputas legais, as reclamações e a confusão social causadas pela forma de calcular as idades sejam bastante reduzidas", disse o ministro de Legislação do Governo, Lee Wan-kyu, em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (26).
Panorama internacional
Ex-executivo da Samsung é acusado de roubar informação para criar fábrica clone na China
A Reuters cita uma pesquisa do governo realizada em setembro de 2022 que diz que 86% dos sul-coreanos disseram que usariam a idade internacional em sua vida cotidiana quando as novas leis entrassem em vigor.

"Eu estava prestes a completar 30 anos no próximo ano [de acordo com o sistema de idade tradicional coreano], mas agora tenho mais algum tempo ganho e adoro isso. É ótimo sentir que estou ficando mais jovem", disse Choi Hyun-ji, 27 anos, funcionário de escritório em Seul.

Existe outro sistema de idade na Coreia do Sul para o alistamento, ingresso na escola e cálculo da idade legal para beber álcool e fumar: a idade de uma pessoa é calculada a partir do zero no nascimento e um ano é adicionado em 1º de janeiro.
As autoridades disseram que esse método permanecerá por enquanto, informa a agência Reuters.
Comentar