Ciência e sociedade

Fósseis de 3 milhões de anos do menor pinguim são encontrados na Nova Zelândia (FOTOS)

Uma nova espécie de pinguim extinto, identificado a partir de restos fósseis encontrados em Taranaki do Sul, poderia ser um ancestral do pequeno pinguim korora, o menor pinguim vivo.
Sputnik
A espécie recém-descrita é um membro extinto da linhagem dos pequenos pinguins e é o menor pinguim-coroa extinto já conhecido. Chamado Eudyptula wilsonae, ou o pequeno pinguim de Wilson, viveu durante o Plioceno Superior entre 3,4 e 3 milhões de anos atrás.
Os fósseis, descobertos por Karl Raubenheimer, foram encontrados em sedimentos de três milhões de anos dentro da área de Ngati Ruanui e Ngaruahine.
Os crânios quase completos de um adulto e um juvenil foram analisados por uma equipe liderada por Daniel Thomas, da Universidade de Massey.
Crânio de Eudyptula wilsonae
Os fósseis revelam que as características físicas dos pequenos pinguins permaneceram praticamente inalteradas ao longo de 3 milhões de anos, apesar das mudanças ambientais substanciais na região ao longo desse tempo.
"Nosso trabalho ajuda a ilustrar as origens dos pinguins antigos e fornece ligações evolutivas significativas entre os animais vivos e seus antepassados da Zelândia", disse Thomas.
Comparação dos crânios de Eudyptula wilsonae e Eudyptula m. minor Forster

"Estes fósseis recém-descobertos mostram que pequenos pinguins como korora fazem parte dos ecossistemas costeiros da Zelândia há pelo menos 3 milhões de anos."

O estudo apoia uma origem neozelandesa para os pinguins pequenos e confirma sua presença durante o período do Neogeno.
Ciência e sociedade
Fósseis de 60 milhões de anos de maior pinguim do mundo são encontrados na Nova Zelândia (FOTOS)
Comentar