Pequim saúda expansão do BRICS: 'China está comprometida com o avanço' do bloco

A China dá as boas-vindas a mais países que se juntam ao BRICS, porque o bloco está comprometido em fortalecer a representação e a voz de países emergentes e em desenvolvimento, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, nesta terça-feira (20), um dia depois de Bangladesh confirmar que havia se candidatado à adesão.
Sputnik
"A China está comprometida com o avanço do processo de expansão. Damos as boas-vindas ao maior número possível de parceiros com ideias semelhantes para se juntar à família BRICS o mais rápido possível", disse Ning em um briefing, comentando o pedido de Bangladesh.
Ela disse que a expansão do bloco é um consenso político dos cinco países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
"Os países do BRICS são uma plataforma importante para a cooperação entre países emergentes e em desenvolvimento. Eles sempre estiveram comprometidos em defender a multipolaridade, promovendo ativamente a reforma da governança global e fortalecendo a representação e a voz dos países emergentes e em desenvolvimento", acrescentou Ning.
Na segunda-feira (19), o secretário de Relações Exteriores de Bangladesh, Masud Bin Momen, confirmou que seu país havia se candidatado oficialmente para ingressar no bloco.
Panorama internacional
Bangladesh solicita oficialmente adesão ao BRICS, Indonésia pode ser a seguinte
Comentar