Ciência e sociedade

Desenterram em túmulo na China mais de 200 artefatos de antiga dinastia Shang (FOTOS)

Arqueólogos chineses que trabalham no planalto de Loess, na região norte do centro da China, descobriram um vasto sítio de edifícios de taipa, cemitérios e oficinas de fundição de bronze que datam de há cerca de 3.200 anos.
Sputnik
O local, que se situa atualmente na província chinesa de Shaanxi, sediou uma potência regional durante a dinastia Shang, um período da Idade do Bronze compreendido de 1600 a.C. a 1046 a.C.
O sítio tem sido considerado como um grande avanço na arqueologia da dinastia Shang. Deste o início das escavações há um ano, os arqueólogos encontraram mais de 200 objetos funerários.
Este é o maior sítio de seu tipo descoberto na área, um particular interesse representam nove tumbas escavadas que pertenciam à nobreza de alto escalão.
Ornamento incrustado em turquesa encontrado na província de Shaanxi
Dentro delas os pesquisadores encontraram muitos artefatos valiosos, incluindo acessórios fixados a cavalos e carruagens, um ornamento em forma de andorinha com incrustação de turquesa, ferramentas de osso marcadas com padrões de animais, brincos de ouro, pontas de flechas e machados de cobre.
Ornamento de cobre com incrustação de turquesa encontrado na província chinesa de Shaanxi, durante escavações
É a primeira vez que acessórios de cavalos e carruagens da dinastia Shang são descobertos no planalto de Loess e podem ajudar a explicar como as práticas funerárias eram realizadas.
Ciência e sociedade
Escultura de 3 mil anos de deusa egípcia é encontrada em praia de Israel (FOTO)
Comentar