Operação militar especial russa

Ucrânia pede para Alemanha ceder 'muito mais' tanques Leopard após revés militar, diz mídia

O vice-ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrei Melnik, diz que a Alemanha tem capacidade para triplicar o número de tanques de batalha Leopard 2 fornecidos a Kiev.
Sputnik
O Ministério da Defesa da Rússia disse no sábado (10) que as Forças Armadas ucranianas perderam quatro Leopard e cinco veículos de combate Bradley fornecidos pelos Estados Unidos em uma tentativa de romper as defesas russas nas regiões do sul da República Popular de Donetsk (RPD) e Zaporozhie.

"O Exército ucraniano precisa urgentemente de muito mais tanques de batalha ocidentais, veículos de combate de infantaria e outros veículos blindados. [...] Cada Leopard 2 é literalmente tão bom quanto ouro para a ofensiva decisiva", disse Melnik ao diário alemão Tagesspiegel em entrevista publicada no domingo (11).

Melnik, um ex-embaixador ucraniano na Alemanha que foi chamado de volta de Berlim no ano passado depois de ofender repetidamente o governo do país anfitrião e que posteriormente foi anunciado como embaixador ucraniano pelo Itamaraty, estimou que o número de suprimentos do Leopard poderia ser "triplicado sem colocar em risco a capacidade de defesa da Alemanha".
A Alemanha deu à Ucrânia apenas 18 tanques Leopard 2 do estoque de mais de 300 tanques de suas forças armadas, de acordo com o oficial ucraniano. Os aliados da Ucrânia na União Europeia (UE) prometeram reunir mais de 50 tanques Leopard 2 de seus arsenais.
Melnik também pediu outros 60 veículos de combate de infantaria rastreados Marder e lembrou a Berlim dos pedidos de Kiev para lhes dar um décimo dos veículos de combate de infantaria rastreados Puma da Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha), veículos blindados de combate Boxer, veículos blindados Fuchs e veículos de reconhecimento armado Fennek.
Panorama internacional
Eslováquia já não consegue fornecer ajuda militar significativa à Ucrânia, diz político
Comentar