Panorama internacional

Coordenação entre a Rússia e a China estabiliza o mundo, diz chefe do Estado-Maior russo

Valery Gerasimov falou com seu homólogo chinês Liu Zhenli, com ambos discutindo a cooperação militar no âmbito de entidades internacionais.
Sputnik
A coordenação entre a Rússia e a China na arena internacional tem um efeito estabilizador sobre a situação mundial, disse Valery Gerasimov, general do Exército e chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, citado nesta sexta-feira (9) pelo Ministério da Defesa da Rússia.
De acordo com o ministério, Gerasimov conversou por videoconferência com o coronel-general Liu Zhenli, chefe do Estado-Maior Conjunto do Conselho Militar Central da China, que foi nomeado para o cargo em março deste ano.
"A coordenação entre a Rússia e a República Popular da China na arena internacional tem um efeito estabilizador sobre a situação mundial. Exercícios militares conjuntos, tanto bilaterais quanto no âmbito da Organização de Cooperação de Xangai e da Reunião Ministerial de Defesa Plus [da ASEAN, ADMM+, na sigla em inglês], podem servir de exemplo e contribuir para aprofundar os contatos positivos na esfera da defesa", disse Gerasimov durante a conversa com seu colega chinês.
A Rússia e a China integram a Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e a ADMM+, junto com vários outros países.
China e Rússia realizam patrulha aérea estratégica no mar do Japão
A Rússia e a China têm reforçado as relações bilaterais em meio ao conflito com o Ocidente, particularmente nas áreas de defesa e energia, e promovem projetos de desenvolvimento pelo mundo afora, contra o que dizem ser a dominância excessiva dos países ocidentais. Após as sanções antirrussas abrangentes que se seguiram ao começo da operação especial na Ucrânia, o processo de desdolarização e a promoção das moedas nacionais em todo o mundo acelerou para reduzir o risco de confisco de ativos.
Comentar