Panorama internacional

Irã busca criar hub de gás no golfo Pérsico com participação da Rússia, Catar e Turcomenistão

O ministro do Petróleo do Irã, Javad Owji, afirma que o seu país seguirá aumentando seu comércio com os países vizinhos e que, com a participação da Rússia, Turcomenistão e Catar, busca estabelecer um hub de gás na área industrial de Asaluyeh, na província iraniana de Bushehr, localizada na costa do golfo Pérsico.
Sputnik

"O Irã tem as segundas maiores reservas de gás no mundo [...] Com a cooperação da Rússia, Turcomenistão e Catar, estamos tentando ter um hub de gás na região de Asaluyeh, estamos planejando as ações de preparação", observou Owji.

O ministro não deu detalhes do projeto, observando apenas que o planejamento necessário está em andamento.

"Este campo não pode ser sancionado e o mundo precisa dele, a construção de tais refinarias continuará em diferentes países", concluiu.

O Irã é um dos maiores produtores de petróleo e gás do mundo, vendendo a maior parte de sua energia para os mercados asiáticos em meio às ameaças dos EUA de sanções secundárias.
Devido às restrições, a República Islâmica pressionou para aumentar drasticamente sua cooperação econômica, energética e de segurança com seus vizinhos da Eurásia.
Panorama internacional
Irã aumenta preços do petróleo para a Síria em mais de US$ 70 por barril, diz mídia
Comentar