Panorama internacional

Ben Wallace pode substituir Jens Stoltenberg no cargo de secretário-geral da OTAN, diz mídia

O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak planeja, durante sua visita aos Estados Unidos, propor ao presidente norte-americano Joe Biden a candidatura do ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, para o cargo de secretário-geral da OTAN, segundo o jornal The Telegraph.
Sputnik
Sunak vai se encontrar Biden na Casa Branca na quinta-feira (7). De acordo com a porta-voz de Biden, Karine Jean-Pierre, os dois líderes discutirão uma ampla gama de tópicos, incluindo o apoio à Ucrânia, a segurança energética e as relações comerciais.
Wallace defendeu sanções severas contra a Rússia e está entre os mais fortes apoiadores do fornecimento de armas avançadas para Kiev.
Durante seu mandato de responsável pela Defesa, o Reino Unido se tornou a primeira nação a oferecer tanques pesados modernos à Ucrânia e recentemente Londres entregou mísseis de cruzeiro de longo alcance Storm Shadow às tropas ucranianas.
Embora Wallace não tenha confirmado publicamente sua intenção de se candidatar à posição de topo da OTAN, ele disse à mídia que seria um trabalho "fantástico".
O atual secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, teve seu mandato de quatro anos prorrogado por mais um ano em março de 2022 devido ao conflito ucraniano, mas sairá em 30 de setembro de 2023. O norueguês disse no início deste ano que não buscaria uma nova prorrogação.
Panorama internacional
Sunak tenta recuperar laços com a China sem perturbar os falcões do Reino Unido, diz mídia
Comentar