Panorama internacional

Putin: 'Rússia vive momento de autodeterminação e exercerá sua soberania sem regras impostas'

Putin afirmou que a Rússia luta diretamente pela autodeterminação, em uma época em que tudo que vem de Moscou tenta ser anulado ou distorcido devido aos sentimentos russofóbicos decorrentes do conflito na Ucrânia.
Sputnik
Em um vídeo por ocasião da inauguração da Academia de Indústrias Criativas no cluster de arte Tavrida, o presidente russo, Vladimir Putin, destacou a importância das contribuições culturais que a nação eurasiana deu ao mundo, mas lamentou que a Rússia não é reconhecida no mesmo sentido.
Ao mesmo tempo, Putin aproveitou para enviar uma mensagem clara de que o Estado russo não precisa de ordens ou ditames de outros países para exercer sua soberania.

"Temos um enorme respeito pelo patrimônio da cultura mundial. Em nosso país, é simplesmente impossível imaginar tentativas de 'defasá-lo'. Mas o que está acontecendo no mundo, entendemos cada vez com mais clareza: não precisamos de referências ou imposições estrangeiras grosseiras que suprimem qualquer originalidade e singularidade de desenvolvimento", afirmou.

O líder russo também acrescentou que "este é essencialmente um momento de autodeterminação para nós, uma luta pelo direito de sermos nós mesmos".
Panorama internacional
Decisão do TPI sobre Putin não tem validade penal e só aumenta a russofobia, diz analista brasileiro
Por fim, Putin condenou o fato de a cultura e as artes estarem sendo campos que atualmente utilizados como "epicentros de confronto geopolítico", quando na realidade deveriam servir como instrumentos de coesão entre os povos.
"Tudo que se relaciona à Rússia tenta ser 'cancelado', apagado do patrimônio da civilização […] Dessa forma, tais 'figuras' [do Ocidente] punem, antes de tudo, a si mesmos, pois privam seu próprio povo e seus cidadãos da oportunidade de desfrutar verdadeiras obras-primas", finalizou o presidente em seu discurso.
Comentar