Panorama internacional

Cúpula do Quad é cancelada em meio à provável inadimplência dos EUA

A administração norte-americana ainda não resolveu o problema do teto da dívida do país, então Joe Biden terá de estar nos EUA na data do encontro do grupo, segundo o premiê da Austrália.
Sputnik
O Quad, uma cúpula de diálogo de segurança quadrilateral envolvendo líderes da Austrália, EUA, Índia e Japão, não acontecerá devido à situação com o possível incumprimento no país norte-americano, disse Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália, em declarações à emissora ABC News.
"Neste momento, ainda não temos um prazo definido para esse encontro", disse o político, citado na quarta-feira (17) pela ABC News. A próxima cúpula do Quad estava programada para ocorrer na terça-feira (23) e quarta-feira seguinte (24) em Sydney, Austrália.
Panorama internacional
'Núcleo pró-OTAN': diplomata russo explica como aliança prepara terreno para presença na Ásia
Na terça-feira (16) Joe Biden, presidente dos EUA, cancelou viagens planejadas anteriormente para a Austrália e Papua Nova Guiné devido à situação financeira de seu país.
"Como isso precisa ser resolvido antes de 1º de junho, caso contrário, haverá consequências bastante drásticas para a economia dos EUA, que repercutirão na economia global, ele, compreensivelmente, teve que tomar essa decisão", constatou Albanese.
O Departamento do Tesouro dos EUA estima que Washington não conseguirá cumprir integralmente suas obrigações já em junho se o Congresso norte-americano não autorizar a expansão do teto da dívida do país.
Comentar