Panorama internacional

Erdogan obtém 49,9% no 1º turno das eleições turcas com 92,7% das cédulas apuradas

A corrida presidencial turca deve ir ao segundo turno após resultado deste domingo (14), já que parece improvável que Recep Tayyip Erdogan e seu principal adversário, Kemal Kilicdaroglu, garantam mais de 50% dos votos, de acordo com uma contagem da TV estatal.
Sputnik
Com 92,7% dos votos apurados, Erdogan liderou a corrida deste domingo contra Kilicdaroglu com 49,94% dos votos, enquanto o líder da oposição ficou para trás com 44,3% dos votos, de acordo com dados preliminares fornecidos pelo canal de televisão estatal TRT.
No momento, Erdogan lidera a votação em 53 das 81 províncias do país.
O nacionalista Sinan Ogan mantém-se no terceiro lugar com 5,3% dos votos, o equivalente a 2,5 milhões de eleitores.
Na Turquia, quando nenhum candidato à Presidência obtêm 50% ou mais dos votos, os dois mais votados participam do segundo turno das eleições presidenciais marcadas para 28 de maio.
Neste domingo o atual presidente e líder do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), Recep Tayyip Erdogan, candidato da Aliança Popular; o líder do Partido Republicano do Povo (CHP), Kemal Kilicdaroglu, pela Aliança Nacional; e o ex-deputado Sinan Ogan, pela Aliança Ancestral disputaram o cargo máximo do país.
Mais de 60,9 milhões de cidadãos turcos foram chamados às urnas hoje para eleger o presidente e os membros da 28ª legislatura e vão ter que comparecer novamente dia 28 para determinar o resultado final da corrida presidencial.
Panorama internacional
Partido de desafiante de Erdogan diz querer que a Turquia desenvolva as relações com a Rússia
Comentar