Panorama internacional

Turquia não pretende ficar à espera de caças F-35 dos EUA e quer devolução do dinheiro, diz ministro

Turquia não pretende esperar para retornar ao programa dos EUA para comprar caças F-35, o país quer de volta o US$ 1,4 bilhão (cerca de R$ 6,89 bilhões na cotação atual), disse o ministro turco das Relações Exteriores Mevlut Cavusoglu.
Sputnik
"Queremos receber o nosso dinheiro agora. Queremos que seja devolvido o dinheiro que nós pagámos. Nossos amigos do ministério se reuniram e estudaram os passos que daremos daqui em diante. Agora estamos cuidando de nós mesmos. Não queremos ficar sentados à espera da aprovação do Congresso [dos EUA]", disse Cavusoglu em entrevista à emissora CNN Turk.
Anteriormente, os EUA já haviam notificado a Turquia de sua exclusão do programa de fornecimento de caças F-35 norte-americanos devido à compra por Ancara de sistemas russos de defesa antiaérea S-400.
Adeus F-35? Turquia encontra substituto para caças norte-americanos (VÍDEO)
Mais tarde, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou que os EUA propuseram adquirir outros caças, não de 5ª, mas de 4ª geração – F-16. Entretanto, esta questão tem que ser aprovada pelo Congresso dos EUA e o Departamento de Estado está tentando convencer os congressistas que o acordo "serve aos interesses de Washington".
Comentar