Panorama internacional

Ao impor sanções a países terceiros, Europa luta contra concorrentes, diz especialista

A Comissão Europeia (CE) realiza suas ambições econômicas em relação a empresas de outros países. Sob a cobertura de sanções antirrussas, é mais fácil combater os concorrentes, disse Nikolai Mashkov, membro da Câmara de Comércio e Indústria de Moscou, à Sputnik.
Sputnik
A Comissão Europeia propôs sanções contra mais de 30 empresas da China, Hong Kong, Armênia, Uzbequistão, Emirados Árabes Unidos e Irã por supostamente apoiarem a indústria militar da Rússia no conflito na Ucrânia, foi relatado anteriormente.

"Tente simplesmente impor sanções às empresas chinesas, por exemplo. Isso seria muito difícil de fazer. É mais fácil vincular essas empresas à Rússia, e é mais rápido fazer toda a documentação tecnicamente [...] Usando o sentimento antirrusso, é mais fácil introduzir sanções contra concorrentes", disse Mashkov.

Panorama internacional
Com medo de derrota militar da Ucrânia, Ocidente aposta na mediação da China
A questão é que, na opinião do especialista, é muito difícil aprovar tais decisões de sanções contra empresas de países estrangeiros através o Parlamento Europeu, "os documentos podem demorar até um ano".

"Dessa forma, a Comissão Europeia está tentando resolver suas ambições econômicas", enfatizou o especialista.

Guerra de sanções

O Ocidente aumentou as sanções sobre a Rússia após o início da operação militar russa na Ucrânia, com muitas empresas europeias se retirando do país. A União Europeia já impôs dez pacotes de sanções contra Moscou desde fevereiro de 2022.
A Rússia declarou repetidamente que o país está lidando com a pressão das sanções impostas pelo Ocidente há vários anos.
Notícias do Brasil
Em visita oficial ao Brasil, premiê holandês diz ter discutido Ucrânia com presidente Lula
Moscou observou que ao Ocidente falta coragem para admitir o fracasso das sanções contra a Rússia. No próprio Ocidente é repetidamente referido que as sanções são ineficazes.
Vladimir Putin apontou que a política de conter e enfraquecer a Rússia é uma estratégia de longo prazo do Ocidente, mas as sanções infligiram um sério golpe a toda a economia global. Segundo ele, o principal objetivo do Ocidente é piorar a vida de milhões de pessoas.
Comentar