Panorama internacional

Congressista quer responsabilizar Blinken por desacato ao Congresso dos EUA

Michael McCaul, chefe do Comitê de Assuntos Externos da Câmara dos Representantes dos EUA, pretende acusar o secretário de Estado, Antony Blinken, de desacato ao Congresso em meio à investigação dos legisladores sobre a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão, informou a CNN.
Sputnik
De acordo com a emissora, McCaul enviou uma carta a Blinken depois que o secretário de Estado testemunhou perante o Congresso em março sobre a retirada das tropas em 2021.
Segundo o congressista republicano, o Departamento de Estado forneceu informações "incompletas", o que "viola seu dever legal", e agora deve fornecer prontamente os dados completos.

"McCaul está dando a Blinken um terceiro prazo, até 11 de maio, para que ele cumpra voluntariamente a decisão, caso contrário, ele dará início a um processo por desacato", relata o artigo.

Panorama internacional
EUA estão ficando sem medidas extraordinárias para evitar inadimplência, diz Tesouro
O Departamento de Estado chamou a última medida de "ação desnecessária e improdutiva".
McCaul já solicitou por duas vezes a Blinken os documentos sobre a "retirada catastrófica" das tropas norte-americanas do Afeganistão.
O comitê solicitou ao Departamento de Estado os documentos correspondentes à retirada das tropas americanas do Afeganistão desde agosto de 2021, mas as solicitações nunca foram totalmente atendidas.
Panorama internacional
Perigos do não pagamento: Casa Branca prevê possíveis 'danos graves' à economia dos EUA
No início de agosto de 2021, o Talibã (organização sob sanções da ONU por atividade terrorista) intensificou sua ofensiva contra as forças do governo no Afeganistão, entrou em Cabul em 15 de agosto e declarou o fim da guerra no dia seguinte.
Nas duas últimas semanas desse mês, houve uma evacuação em massa de cidadãos dos países ocidentais e afegãos que haviam cooperado com eles do aeroporto de Cabul, controlado pelo Exército dos EUA.
Na noite de 31 de agosto, os militares dos EUA se retiraram do aeroporto de Cabul, encerrando quase 20 anos da presença militar dos EUA no Afeganistão.
Panorama internacional
Biden chega ao fundo do poço: pesquisas mostram aprovação mínima do presidente dos EUA
Comentar