Operação militar especial russa

Usina nuclear de Zaporozhie corre o risco de inundação, dizem autoridades

A usina nuclear de Zaporozhie pode estar na zona de inundação em caso de rompimento da barragem na área da cidade de Kamenka-Dniepre por causa do aumento crítico no nível da água no reservatório de Kakhovka, relatou Vladimir Rogov, membro da administração de Zaporozhie.
Sputnik
Anteriormente, foi relatado que o nível da água no reservatório de Kakhovka subiu para um nível crítico. A razão é a descarga descontrolada de água das usinas hidrelétricas controladas pelas autoridades de Kiev em Dnepropetrovsk e Zaporozhie, bem como o bombardeamento pelo lado ucraniano da hidrelétrica de Kakhovka, que está localizada a jusante do Dniepre, na região de Kherson.
O aumento dos níveis de água pode levar a uma ruptura da barragem na área da cidade de Kamenka-Dniepre e à inundação de assentamentos próximos.

"Em caso de ruptura da barragem, a usina nuclear de Zaporozhie pode ser inundada", disse Rogov.

Segundo ele, a situação está por enquanto sob controle.

"A cessação do bombardeio por parte das Forças Armadas ucranianas da usina hidrelétrica de Kakhovka, que fica no baixo Dniepre, na região de Kherson, e seu reparo estabilizarão completamente a situação", acrescentou Rogov.

A usina nuclear de Zaporozhie é a maior da Europa devido a seu número de geradores e à quantidade de energia que produz.
Em março de 2022, o controle da usina foi assumido pelas Forças Armadas da Rússia e, em outubro do ano passado, o presidente Vladimir Putin ordenou às instituições russas de energia nuclear que passassem a gerir as instalações.
Operação militar especial russa
Forças russas destroem depósito ucraniano com 70 mil toneladas de combustível em Zaporozhie
Comentar