Panorama internacional

Irã possui urânio enriquecido suficiente para criar 5 bombas nucleares, adverte ministro israelense

O Irã continua seu esforço de enriquecimento de urânio e já acumulou urânio suficiente para fabricar cinco armas nucleares, disse o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant.
Sputnik
"Não se enganem: o Irã não ficará satisfeito com uma única bomba nuclear. Até agora, o Irã conseguiu material enriquecido a 20% e 60% para cinco bombas nucleares", disse Gallant durante o seu discurso com o ministro da Defesa grego Nikolaos Panagiotopoulos durante uma visita a Atenas na quinta-feira (4).
O ministro israelense não esclareceu como os estoques de urânio do Irã seriam suficientes para fabricar cinco bombas, dado que o urânio deve ser habitualmente enriquecido a 90% ou mais para ser considerado de grau militar.
A bomba nuclear dos EUA lançada na cidade japonesa de Hiroshima em agosto de 1945 teve uma taxa média de enriquecimento de cerca de 80%.
"O progresso iraniano e o enriquecimento até 90% seriam um erro grave da parte do Irã, e poderia incendiar a região", alertou o ministro israelense.
Teerã tem negado ter quaisquer ambições de construir uma bomba nuclear e criticou o Ocidente sobre o seu silêncio relativamente aos estoques de armas nucleares que Israel alegadamente possui.
Panorama internacional
Israel pode atacar o Irã se o nível de enriquecimento de urânio do país exceder 60%, aponta jornal
No ano passado, os EUA e Israel assinaram uma declaração conjunta prometendo "nunca permitir que o Irã obtenha uma arma nuclear".
Os dois países realizaram exercícios militares conjuntos simulando ataques a instalações nucleares iranianas, com Tel Aviv reservando um fundo especial de US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 7,5 bilhões) em seu orçamento militar especificamente destinado aos preparativos para atacar o Irã.
Comentar