Ciência e sociedade

Mídia: Turquia tem hidratos de gás suficientes para durarem mais de 800 anos

A Turquia tem reservas marítimas de hidratos de gás que podem cobrir as necessidades do país por 816 anos, com a tecnologia para extraí-los surgindo nos próximos anos, disse o contra-almirante aposentado turco Cihat Yayci ao jornal Yeni Safak.
Sputnik
Yayci explicou que os hidratos de gás são gás natural congelado. Eles são encontrados no fundo do mar. Quando se dissolvem, uma unidade de hidrato de gás forma 164 unidades de gás natural.
Segundo ele, a Turquia é um país rico em hidratos de gás. As reservas de hidratos de gás no mar Negro atendem à demanda de gás da Turquia por 272 anos. No Mediterrâneo Oriental, por 544 anos.

"Existem hidratos de gás que atenderão nossas necessidades de gás natural por 816 anos. Nos próximos anos, serão adotadas tecnologias que poderão ser utilizadas para sua extração", cita o jornal o almirante.

Panorama internacional
Turquia planeja cobrir 30% do uso de gás via produção no mar Negro até 2026
Em 2020, um grande campo de gás, estimado em 540 bilhões de metros cúbicos, foi descoberto no mar Negro, ao largo da costa da Turquia.
Na época, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan descreveu-o como o maior do país.
Ele também disse que mais 58 bilhões de metros cúbicos de gás foram descobertos e as reservas totais de gás do mar Negro atingiram 710 bilhões de metros cúbicos e "valem" US$ 1 trilhão (R$ 5,06 trilhões) nos mercados internacionais.
Os hidratos de gás, ou "gelo inflamável", são compostos cristalinos sólidos formados a partir da água e do gás a determinadas temperaturas e pressões.
Panorama internacional
Ministro da Energia da Turquia: Europa acabou se mostrando despreparada para crise do gás
Comentar