Panorama internacional

Lula aterrissa em Portugal em 1ª viagem à Europa do 3º mandato (VÍDEO)

O mandatário brasileiro desembarcou em Lisboa após viagens à Argentina, Uruguai, EUA, China e Emirados Árabes Unidos, as primeiras de seu atual mandato.
Sputnik
Lula da Silva desembarcou nesta sexta-feira (21) em Lisboa, capital de Portugal, onde discutirá temas bilaterais como o conflito na Ucrânia e o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
Segundo o Itamaraty, a viagem se enquadra "no contexto de relançamento das relações com a Europa e com o mundo".
A agenda do presidente brasileiro inclui, conforme escreve o G1, encontros com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro português António Costa e a participação da reunião da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, uma cúpula bilateral retomada após sete anos, no sábado (22). Os dois governos deverão assinar ao menos 13 documentos, incluindo um acordo para equivalência de diplomas nos níveis fundamental e médio e outro para reconhecer carteiras de motorista.
No domingo (23) não há compromissos oficiais, mas na segunda-feira (24) Lula viaja para a cidade de Matosinhos, no norte de Portugal, para abertura do Fórum de Negócios Portugal-Brasil. A viagem poderia ser feita em um KC-390, um cargueiro militar fabricado pela Embraer, para incentivar a venda das aeronaves. O roteiro inclui ainda cerimônias culturais, no sábado (22) e segunda-feira (24), e uma de homenagem ao chefe de Estado brasileiro na terça-feira (25).
Também na terça-feira (25), Lula viaja para Madri, Espanha, para participar de um fórum empresarial local, podendo se encontrar nesse dia com o rei espanhol, Felipe VI. Já na quarta-feira (26) é planejado se reunir com o premiê do país, Pedro Sánchez, antes de uma cerimônia de assinatura de acordos.
Desde janeiro Lula já visitou a Argentina, Uruguai, EUA, China e os Emirados Árabes Unidos. No início de maio o alto responsável deve visitar novamente a Europa, no caso, para a coroação do rei Charles III e também para uma reunião com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak.
Comentar