Eficiência do sistema Cúpula de Ferro é 'mito' e não garantirá segurança de Israel, diz especialista

O professor e ex-oficial do Exército Geoffrey S. Corn relatou na revista Newsweek que o sistema Cúpula de Ferro não será suficiente para garantir a segurança de Israel.
Sputnik
Recentemente, dezenas de foguetes foram lançados contra o território de Israel, contudo, muitos deles foram interceptados pelo sistema israelense Cúpula de Ferro, o que praticamente causou um alvoroço em outros países, com os observadores afirmando que estes sistemas poderiam deixar qualquer país despreocupado.
Contudo, o professor afirma que este alvoroço não passa de um mito, e que o sistema de defesa Cúpula de Ferro tem limites, como qualquer outro.
Segundo Geoffrey, os limites dos sistemas israelenses estão sendo testados constantemente pelos inimigos, que podem descobrir as vulnerabilidades a qualquer momento.
Panorama internacional
Presidente iraniano adverte sobre 'destruição de Haifa e Tel Aviv' se Israel agir contra o Irã
Ele também destaca que a sensação de segurança é vista apenas nas autoridades e naqueles que acreditam no sucesso do sistema, porém, a população israelense, ao escutar as sirenes de alerta aéreo, está longe de se sentir segura.
Isso porque a qualquer momento os sistemas podem falhar e, consequentemente, as cidades israelenses poderão ser destruídas pelos foguetes inimigos.
"Não existe um escudo defensivo impenetrável [...]", afirmou Geoffrey, adicionando que tanto o Hamas, quanto o Hezbollah estão se fortalecendo e contam com uma quantidade desconhecida de foguetes, porém, estima-se que possuam cerca de 150 mil projéteis, o suficiente para serem considerados uma ameaça para Israel.
Com uma grande quantidade de foguetes, estes grupos poderiam sobrecarregar o sistema Cúpula de Ferro rapidamente, o que deixaria o país exposto, colocando não apenas infraestruturas críticas em risco, como também a vida dos israelenses, declarou o professor.
Comentar