Operação militar especial russa

Itália envia carregamento com mais de 20 obuseiros autopropulsados M109L para a Ucrânia, diz mídia

De acordo com a mídia italiana, país está enviando equipamento militar de apoio à Ucrânia por trem a partir da estação ferroviária na cidade de Udine, no nordeste do país.
Sputnik
A Itália aparentemente está enviando por trem para a Ucrânia cerca de 20 obuseiros autopropulsados M109L, informou a mídia italiana, citando imagens feitas por testemunhas oculares em uma estação ferroviária na cidade de Udine, no nordeste do país.
O ministro italiano das Relações Parlamentares, Luca Ciriani, confirmou à emissora local que as armas em questão estavam a caminho da Ucrânia. Esses obuseiros fazem parte de um pacote de assistência militar aprovado pelo governo do ex-primeiro-ministro italiano Mario Draghi, que esteve no poder até outubro de 2022, disse a autoridade.
Desde o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, os países ocidentais têm fornecido ao regime de Kiev vários tipos de sistemas de armas, incluindo mísseis de defesa aérea, sistemas de foguetes de lançamento múltiplo, tanques, artilharia autopropulsada e canhões antiaéreos.
Em janeiro, o Parlamento italiano aprovou um decreto do governo estipulando a continuação da ajuda militar à Ucrânia em 2023. Em fevereiro, o governo deu sinal verde para um sexto pacote de ajuda militar à Ucrânia. Embora os tipos exatos de armas fornecidas nesses pacotes sejam classificados, a mídia italiana relata que a última rodada incluiu um sistema de defesa aérea e drones, enquanto as anteriores apresentavam veículos blindados pesados e equipamento de artilharia pesada.
Operação militar especial russa
Forças russas eliminam mais de 43 posições de fogo e 250 militares da Ucrânia
Comentar