Operação militar especial russa

Guterres vai atender ao pedido do CSNU caso resolução da Rússia sobre Nord Stream seja acatada

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, sempre atenderá aos pedidos do Conselho de Segurança (CSNU), disse o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, nesta segunda-feira (27), antes da votação do projeto de resolução da Rússia que pede a Guterres que investigue a explosão do Nord Stream.
Sputnik
"Se houver uma resolução, e o Conselho de Segurança, pedindo ao secretário-geral que algo seja feito, o secretário-geral fará tal coisa", disse Dujarric em um briefing.
O rascunho, que pede o estabelecimento de uma comissão liderada pela ONU, bem como para os Estados-membros da ONU, incluindo aqueles que conduzem suas investigações nacionais relevantes para cooperar com a Comissão, vai ser votado na tarde desta segunda-feira.
Em fevereiro, a Rússia apresentou um projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU solicitando ao Secretário-Geral da ONU que conduzisse uma investigação internacional independente para verificar os fatos que o jornalista vencedor do Prêmio Pulitzer Seymour Hersh apresentou alegando que os EUA sabotaram os gasodutos Nord Stream (Corrente do Norte).
Em setembro de 2022, ocorreram explosões subaquáticas em três das quatro linhas dos gasodutos submarinos Nord Stream 1 e 2 construídos para transportar anualmente 110 bilhões de metros cúbicos de gás russo para a Europa. Alemanha, Dinamarca e Suécia lançaram investigações separadas sobre o incidente.
Panorama internacional
Kremlin pode exigir indenização por danos ao gasoduto Nord Stream
Comentar