Panorama internacional

Putin a Xi: 'China fez um grande avanço nos últimos anos, nós até invejamos vocês um pouco'

Passos significativos no desenvolvimento das relações entre a Rússia e a China foram dados nos últimos dez anos, o volume de negócios mais do que dobrou, agora equivale a US $ 185 bilhões de dólares (R$ 970,79 bilhões), disse o presidente russo, Vladimir Putin, no encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, hoje (20), no Kremlin.
Sputnik
"A China fez um avanço colossal nos últimos anos, isso desperta um interesse genuíno em todo o mundo, nós até invejamos vocês um pouco", declarou o presidente russo.
O presidente russo, Vladimir Putin, observou na reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, que teve o prazer de felicitar pessoalmente o líder da China pela sua reeleição para o cargo de chefe da República Popular da China e expressou confiança que, sob a presidência de Xi Jinping, a China fará progressos ainda maiores.
"Tenho certeza de que, sob sua liderança, a China dará mais passos em seu desenvolvimento e certamente alcançará os objetivos que você estabeleceu, o senhor presidente", afirmou o presidente russo ao presidente chinês durante uma reunião informal no Kremlin.

"É simbólico que exatamente dez anos atrás nos encontramos – o senhor fez sua primeira visita como presidente da República Popular da China à Rússia. Durante esse período, demos passos significativos no desenvolvimento de nossas relações", disse Putin na reunião com o seu homólogo chinês.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse acreditar que a interação entre a Rússia e a China na arena internacional contribui para fortalecer os princípios fundamentais da ordem mundial e da multipolaridade.

"Eu sei que você, pessoalmente, e todos os nossos amigos chineses prestam muita atenção ao desenvolvimento das relações sino-russas, assumem uma posição justa e equilibrada sobre a maioria das questões internacionais mais urgentes."

Putin também enfatizou que "temos muitas tarefas e objetivos conjuntos".
Por sua vez, o líder chinês declarou que China e Rússia devem ter relações estreitas.

"O lado chinês presta grande atenção ao desenvolvimento das relações sino-russas, porque isso tem sua própria lógica histórica, já que somos os maiores países vizinhos, somos parceiros em cooperação estratégica abrangente. É precisamente esse status que determina que deve haver relações estreitas entre nossos países", disse Xi.

Além disso, Putin declarou que estudou atentamente o plano da China para solucionar conflito com Ucrânia.

"Nós estudamos com atenção suas propostas de regulação da grave crise na Ucrânia. Teremos oportunidade de falar sobre isso."

Panorama internacional
Putin: relações russo-chinesas superam as alianças político-militares da Guerra Fria
Comentar