Panorama internacional

Premiê da Finlândia sugere entregar caças obsoletos a Kiev, mas defesa finlandesa desconhece planos

O ministro da Defesa e o presidente finlandeses afirmaram desconhecer a existência de negociações para dar aviões militares Hornet para a Ucrânia.
Sputnik
Sanna Marin, primeira-ministra da Finlândia, disse na sexta-feira (10) que poderia ser discutida a possibilidade de entregar caças Hornet obsoletos à Ucrânia, escreve o jornal finlandês Iltalehti.
Segundo ele, Marin afirmou que "é possível discutir a entrega dos Hornet à Ucrânia, e que treinamento é necessário para isso". A premiê sublinhou que as discussões sobre o assunto estão em um estágio inicial e exigem uma ampla cooperação internacional.
Ao mesmo tempo, Sauli Niinisto, presidente da Finlândia, sublinhou que a questão não foi discutida em Helsinque. Ele apontou à agência STT que "não houve discussões sobre o assunto com ninguém".
Panorama internacional
Militares da Finlândia participarão de treinamento da UE para soldados ucranianos
Antti Kaikkonen, ministro da Defesa finlandês também disse que Marin "não discutiu esta ideia" com ele de antemão, e que ele se pronunciaria contra a iniciativa. Kaikkonen acredita que o primeiro ministro também não discutiu isso com o chefe das Forças de Defesa finlandesas, Timo Kivinen.
No final de janeiro Niinisto disse que o país europeu está pronto para treinar militares ucranianos e fornecer veículos de combate à Ucrânia como parte de um grande suprimento de tanques na Europa, para atender às necessidades de Kiev.
"Levar um tanque aqui e um tanque ali não é suficiente. Precisamos criar uma unidade forte na Europa, estamos discutindo a possibilidade de a criar. Do lado finlandês estão sendo estudadas as opções de participação. Eu gostaria de dizer que podemos treinar o Exército ucraniano", disse ele.
Comentar