Panorama internacional

Mídia: Austrália pretende comprar 20 sistemas Himars e 130 foguetes e ter futura produção doméstica

A Austrália tem como meta a compra de 20 sistemas de lançadores múltiplos de foguetes norte-americanos Himars e 130 foguetes nos próximos anos, com a perspectiva de iniciar sua própria produção, informou na terça-feira (28) a revista militar australiana ADM.
Sputnik
Segundo a ADM, os primeiros Himars vão chegar à Austrália em 2025.
O artigo observa que os EUA tradicionalmente são relutantes em dar acesso a suas "tecnologias sensíveis" a fabricantes estrangeiros. Entretanto, os EUA e a Austrália já estão negociando a cedência de algumas tecnologias para os australianos.
Panorama internacional
Austrália testa com sucesso protótipo de míssil que poderá fornecer aos aliados no futuro (FOTO)

"Surge cada vez maior abertura nas cadeias de suprimento e torna-se possível a fabricação completa, particularmente de alguns sistemas mais sofisticados, no exterior", cita a revista Tim Cahill, vice-presidente de uma das divisões da empresa Lockheed Martin.

As Forças Armadas australianas, que estão cooperando com os EUA em sua rivalidade com a China, planejam implantar os Himars em Edimburgo, no estado da Austrália do Sul.
Desenvolvido nos EUA pelas empresas BAE Systems e Lockheed Martin entre 1996 e 2000, o Himars está em produção desde 2003 e pode transportar seis foguetes ou um míssil balístico tático ATACMS.
Comentar