Operação militar especial russa

MRE da Rússia saúda plano de paz da China para Ucrânia e diz que é 'uma valiosa contribuição'

Para Moscou, o movimento chinês que visa levar o conflito ao seu final e estabelecer a paz na região é valioso.
Sputnik
Moscou valoriza o desejo de Pequim de contribuir para a solução do conflito na Ucrânia por meios pacíficos, e a Rússia apoia essa posição, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta sexta-feira (24).
No início do dia, o MRE da China disse em um documento de posição sobre a situação na Ucrânia que o diálogo e as negociações são a única saída para o conflito.
"Valorizamos o desejo sincero de nossos amigos chineses de contribuir para a solução do conflito na Ucrânia por meios pacíficos", disse Zakharova em um comunicado.
A Rússia concorda com a visão chinesa sobre o assunto, sobre o respeito à Carta da ONU, o direito internacional, incluindo o direito humanitário, a indivisibilidade da segurança, e considera ilegítimas todas as medidas restritivas não autorizadas pelo Conselho de Segurança da ONU, adicionou a porta-voz.
Panorama internacional
Especialista: se EUA e OTAN tivessem respeitado a Carta da ONU, crise ucraniana teria sido resolvida
Entretanto, diferente de Moscou, o Ocidente, nomeadamente a OTAN e a Comissão Europeia, observaram com ressalvas a proposta de Pequim e disse que a mesma "não tem credibilidade" uma vez que o governo chinês "não condenou" a operação russa na Ucrânia, conforme noticiado.
Comentar