Panorama internacional

Empresa alemã Wintershall Dea cancela sua participação no gasoduto Nord Stream

A empresa alemã Wintershall Dea cancelou completamente sua participação no Nord Stream após explosões no gasoduto, informou a empresa.
Sputnik
"Devido à situação geopolítica, é impossível prever o momento e os custos da restauração da infraestrutura de transporte de gás e, portanto, a Wintershall Dea cancelou completamente seus investimentos", diz o relatório anual da empresa.
Em outubro, a Wintershall informou que, no terceiro trimestre de 2022, reduziu sua participação de 15,5% na operadora de gasoduto Nord Stream, Nord Stream AG em 175 milhões de euros (R$ 955 milhões) devido a incidentes nele.
As explosões ocorreram em 26 de setembro de 2022 nos dois gasodutos de exportação russos para a Europa - Nord Stream 1 e Nord Stream 2. Alemanha, Dinamarca e Suécia não descartaram sabotagem direcionada.
Panorama internacional
Pequim pede que investigação sobre sabotagem contra gasodutos Nord Stream seja acelerada
Anteriormente, a Rússia apresentou um projeto de resolução ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas pedindo ao secretário-geral da organização que criasse uma comissão independente para investigar o ataque aos gasodutos Nord Stream.
O representante permanente da China na ONU, Zhang Jun, já afirmou que a China apoia o projeto russo.
Comentar