Panorama internacional

Polônia quer tropas americanas em maior número e com permanência duradoura no país, diz premiê

Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, Joe Biden visitará a Polônia para marcar o primeiro aniversário da operação russa da vizinha Ucrânia, e o governo polonês quer abordar o assunto com o líder.
Sputnik
O primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, disse neste domingo (19) que na visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que acontecerá em breve, Morawiecki quer discutir com o líder a possibilidade de aumentar a presença de tropas norte-americanas na Polônia e torná-las mais permanente.

"Estamos em processo de discussão com o governo do presidente Biden sobre como tornar sua presença [de tropas] mais permanente e aumentá-la", disse Morawiecki citado pela Reuters.

O premiê também falou sobre o envio de armas de Washington para Varsóvia: "Estou muito grato também por enviar novos sistemas Patriot e outras armas e munições muito modernas, porque isso também é, até certo ponto, um substituto para a presença de soldados, mas é claro que os dois andam juntos", afirmou.
Polônia diz ter implantado sistemas Patriot em Varsóvia para exercícios militares (VÍDEO)
Em junho passado, Biden disse que os EUA estabeleceriam um novo quartel-general permanente do Exército na Polônia em resposta às ameaças russas, segundo a mídia.
Também hoje (19), Morawiecki afirmou que o país está pronto para fornecer caças MiG a Kiev, caso Washington lidere uma grande coalizão para o envio de aeronaves aos ucranianos, conforme noticiado.
Comentar