Ciência e sociedade

Descoberta tumba que revela vida da elite maia no México (VÍDEO)

Uma equipe de arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) descobriu os restos de um importante líder maia da dinastia Kaanul, ou Reino da Serpente, no complexo arqueológico de Chichén Itzá.
Sputnik
Chichén Itzá é uma lendária cidade maia do estado mexicano de Iucatã, que teve sua glória entre os séculos V e XII d.C.
A descoberta nos permite ter uma ideia de como os moradores da região, cujo desenvolvimento começou entre os anos 650 e 700 d.C., viviam, segundo o Diário de Yucatán.
No complexo de 25 prédios de Chichén Viejo foi encontrado o Palácio dos Falos, a Casa da Lua, A Tartaruga, a Casa dos Caracóis e o Tempo da Série Inicial.
O arqueólogo José Osorio León, pesquisador com mais de 20 anos de experiência no Instituto Nacional de Antropologia e História, mostra a plataforma onde encontraram uma tumba maia na zona de Chichén Viejo que, neste ano, será aberta ao público.
Em um dos prédios foram descobertos restos humanos carbonizados, que provavelmente pertenciam ao importante personagem que vivia no local, afirmou José Osório León do INAH.
Além disso, foram encontradas cinco partes de crânio em bom estado de conservação, bem como colares de jade, pontas de lança, vasos e outros objetos.
Comentar