Panorama internacional

Visita cancelada de Blinken à China nunca foi oficialmente anunciada, diz Pequim

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, cancelou sua visita à China depois que os militares do país informaram sobre a presença de um balão chinês de elevada altitude que havia entrado no espaço aéreo dos Estados Unidos. Pequim tem afirmado que se trata de um aeróstato civil usado para pesquisa.
Sputnik
Autoridades de Pequim minimizaram as notícias sobre o cancelamento de viagem planejada de Blinken à China em meio a informações sobre um balão chinês descontrolado sobrevoando o território dos EUA.
Em um comunicado emitido na manhã deste sábado (4), o Ministério das Relações Exteriores da China disse que respeita a decisão tomada por Washington.
"Na realidade, os EUA e a China nunca anunciaram qualquer visita. O anúncio pelos EUA de informações correspondentes é um assunto deles e nós respeitamos isso", disse o ministério.
Blinken seria inicialmente esperado para visitar a China neste domingo (5) para conduzir conversas que deveriam ajudar a aliviar as tenções nas relações entre Washington e Pequim – que se tornaram bastante tensas depois que a ex-presidente da Câmara dos Representantes dos EUA fez uma visita oficial a Taiwan no ano passado.
Panorama internacional
Pequim: China nunca violou intencionalmente o espaço aéreo de outros países
A visita de Blinken acabou sendo anulada após anúncios da presença de um balão chinês no espaço aéreo norte-americano, que potencialmente estaria monitorando locais sensíveis, como silos de mísseis balísticos.
Comentar